Reunião para avaliação do curso do IASES
19 de maio de 2017
Politintas doa material para pintura da nova sede
1 de junho de 2017

Avaliação neuropsicológica gratuita

Female doctor holding application form while consulting patient

Avaliação neuropsicológica gratuita

Uma parceria entre o Centro de Vivências Despertar para Vida- CVDVida e o Centro Universitário Amparense – UNIFIA, através do Centro Educacional Capacitar possibilita a aplicação de avaliação neuropsicológica gratuita em pessoas com necessidades especiais de todas as idades.

Psicólogos alunos do curso de pós-graduação em Neuropsicologia do Centro Educacional Capacitar estão tendo a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na prática. Os pacientes beneficiados são selecionados pelo CVDVida, que também cedeu o espaço físico para que sejam realizadas as avaliações. 

O curso inclui testes psicológicos em crianças, adultos e idosos. Ao todo, são 30 profissionais que frequentam as aulas.   

“É a primeira instituição em Vitória que oportuniza essa visão prática, que faz toda a diferença para os profissionais em curso e também beneficia muitas pessoas com deficiência, síndrome, transtorno e dificuldade de aprendizagem que não teriam condições de fazer essa avaliação de extrema importância para a escola e para os médicos, e que não é disponibilizado na rede pública”, afirmou a psicóloga e fundadora do CVDVida, Leila Landgraf.

A avaliação neuropsicológica, segundo Leila, investiga com melhor propriedade as funções executivas e práticas tentando entender possíveis distúrbios e alterações cognitivas de pessoas auxiliando em hipóteses diagnósticas e objetivando um encaminhamento mais preciso. Essa avaliação merece ser melhor entendida pela família, escola e médicos, pois pode minimizar o sofrimento de todos perante o desenvolvimento funcional de pessoas que apresentam dificuldades acadêmicas e sociais.